Bonen Alimentos uma história de sucesso: 23 anos de luta, dedicação e realização

Em uma época de crise, 1992, o senhor Júlio Guzman, boliviano, com seu espírito empreender marcante queria saborizar o tofu para torná-lo mais gostoso e aceitável ao paladar brasileiro, mais precisamente ao gosto curitibano.

Sua filha Maria Beatriz Guzman fazia pão caseiro e montava sanduíches com o tofu produzido pelo pai para o lanche da família. Todos adoravam inclusive o seu namorado, hoje marido, Luiz Carlos Bohnen. O Natal estava próximo e como é um período de maior movimentação comercial, o casal teve a ideia de fornecer um lanche mais leve, pouco encontrado na época, como opção para logistas e bancários.

Começaram a fornecer o produto para a lanchonete do Mesbla, uma antiga loja de departamentos. A partir daí o Luiz deixou o seu emprego para embarcar nessa nova oportunidade.

O sanduíche fazia sucesso entre os que o consumia. Novos clientes foram prospectados e uma rotina agitada começou a fazer parte da família. A noite ligavam de um orelhão para solicitar os pedidos dos clientes. Ainda de madrugada, iniciavam a produção do dia. Logo cedo saiam de ônibus, carregando caixas de isopor nos ombros para fazer as entregas. Após a distribuição dos produtos, era hora de fazer a compra dos insumos para a entrega do dia seguinte. Ao chegarem em casa eram iniciados os preparativos para a produção da madrugada.

Em 1993 a primeira conquista: uma bicicleta cargueira para realizar as entregas. A partir daí novos clientes foram conquistados, novos sabores foram lançados e os veículos começaram a ser adquiridos.

Ao longo dos anos o proprietário buscou capacitações para gerir a empresa e aperfeiçoar os produtos e processos produtivos. Foram contratados profissionais qualificados e realizados investimentos em carros refrigerados e diversos equipamentos visando o aumento da produtividade, sem a perda de qualidade, e com menos desgaste físico de seus colaboradores.

Hoje a empresa produz alimentos sem adicionar conservantes nas receitas: sanduíches naturais com maionese de soja, iogurte adoçado com açúcar mascavo, sopas congeladas, salada de frutas e bolo em porção individual. Os produtos são fornecidos para lanchonetes, cafés, restaurantes e mercados de Curitiba e algumas cidades metropolitanas.

Os feedbacks recebidos tanto de seus clientes quanto dos consumidores finais são muito gratificantes e refletem no considerável crescimento que a empresa vem atingindo ano após ano.

Tudo isso é resultado do cuidado e dedicação da equipe cuja política é produzir com qualidade e respeito ao consumidor. A atenção minuciosa em cada etapa do processo produtivo desde a esterilização diária de um parafuso de um equipamento até a entrega ao revendedor é o que faz hoje da Bonen Alimentos uma história de sucesso.